Dobra quantidade de animais abandonados nas férias em Santo André e região

Eles são considerados os melhores amigos do homem, mas nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, muitos são esquecidos. As famílias viajam, mas não incluem em seus planos os animais de estimação. Levantamento da Aspapet (Associação Paulista de Pet Shops) aponta que, neste período, o número de animais abandonados dobra no ABCD, passando de 10 mil para 20 mil.

Para a presidente da Aspapet, Silvia Valente, a falta de planejamento é a principal causa do aumento. “As pessoas viajam e não sabem o que fazer com o animal”, disse. Silvia lembra que há alternativas como hotelzinhos ou dog sitter – cuidadores de animais -, que são descartadas pela maioria, por serem opções caras. “A diária de um hotelzinho varia de R$ 60 a R$ 120, quando se multiplica por 30 dias, as pessoas desistem. É mais fácil abandonar”, avaliou.





Diante da dificuldade, bairros como Clube de Campo, Jardim Miami e Vila Luzita, em Santo André,  Balsa e Alvarenga, na cidade de São Bernardo, se tornam o destino dos animais abandonados. Nesta época do ano também é comum os donos de pet shops se depararem com bichos de estimação amarrados à porta dos estabelecimentos. “Há ainda aqueles que marcam banho e tosa dos animais, dão endereço e telefone errado, e não aparece para buscá-los”, comentou Silvia.

Para a protetora Cleonice Bueno de Moares a solução está na conscientização das pessoas e na castração dos animais. “Em parceria com a FMU já castramos 480 animais do Alvarenga e em janeiro vamos castrar mais 300. Isso tem diminuindo os cães da região”, analisou. Cleonice trabalha há seis anos, juntamente com outros voluntários, com os animais abandonados na estrada do Alvarenga, dando alimento e cuidados veterinários.

Fogos – Nesta época de festas, os animais de estimação também sofrem com a queima dos fogos de artifícios. Com medo, muitos fogem para se proteger, ficam perdidos ou até mesmo são atropelados. Por isso, os especialistas alertam para que os donos deixem os animais em local seguro para que se sintam protegidos.

Fonte: ABCD Maior





Deixe seu comentário