O projeto de recuperação de Paranapiacaba, em Santo André, anunciado no início do mês na própria vila histórica pelo prefeito Carlos Grana (PT), prioriza a revitalização de prédios históricos como galpões ferroviários, a antiga sede da Associação Recreativa Lyra da Serra, o campo de futebol, a reconstrução de casa incendiada na região do Hospital Velho e reforma da fachada do prédio da biblioteca. O documento foi entregue na segunda-feira para análise do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
A cidade pleiteia verba do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Cidades Históricas, do governo federal, que disponibilizou recursos de R$ 1,3 bilhão para 44 municípios a até 300 quilômetros de sedes da Copa do Mundo de 2014.
Em visita a Paranapiacaba no dia 4, Grana afirmou que a verba poderia alcançar até R$ 50 milhões. O secretário adjunto de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Fabrício Gomes de França, é cauteloso ao falar sobre valores. “Ainda não sabemos quanto será contemplado. Pode ser o total, pode ser uma parte ou pode ser nenhuma.” No dia 5 de março, técnicos se reúnem no Iphan, em Brasília, para detalhar o projeto.
As obras estão divididas em quatro blocos, conforme a prioridade. “De todos os itens do primeiro bloco, apenas o campo de futebol ainda não está totalmente aprovado pelos órgãos de patrimônio municipal, estadual e federal, mas caminha para isso”, destaca França.
O segundo bloco é a requalificação dos espaços públicos, com a recuperação e adaptação das estruturas de drenagem e esgoto, baseadas no projeto original. A ação prevê ainda o calçamento de área de 15 mil metros quadrados da Rua Schnoor, com faixa de acessibilidade. O terceiro pacote pretende restaurar o conjunto edificado da Vila Martin Smith, com cerca de 330 imóveis de madeira e alvenaria.
O último item contempla a elaboração de dossiê para solicitação do registro de Paranapiacaba como patrimônio da humanidade junto à Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), proposta desenvolvida durante a gestão João Avamileno (PT).
PRAZOS
Os recursos destinados pelo Iphan são para uso até 2015, mas a expectativa do secretário é concluir as obras até a Copa, no próximo ano. “A ideia é revitalizar a vila para atrair o turista durante e após o evento esportivo”, afirma o secretário adjunto.
Para tanto, a recuperação do campo de futebol na cidade de Santo André é a menina dos olhos, pois se acredita que ali foi realizada a primeira partida do País, com a participação de Charles Miller, ex-ferroviário e pai do futebol brasileiro.
Fonte: Diário do Grande ABC