O lançamento do Programa Fomento ao Comércio de Bairro, ontem, no Salão Paroquial da Igreja Santa Terezinha, na Praça Rui Barbosa, em Santo André, foi considerado como positivo para os pequenos empresários, avaliou o presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), Evenson Robles Dotto. A ação é parceria da entidade com o Executivo municipal e o escritório regional do Sebrae-SP para o Grande ABC.
“Foi um momento em que a Prefeitura reconheceu quais são as demandas dos comerciantes dos primeiros bairros que terão incentivo do programa”, destacou Dotto. “Contribuímos com a organização do evento e levamos os comerciantes para apresentar o que precisam. Vamos continuar divulgando o programa nos demais bairros.”
Com a presença do prefeito Carlos Grana, e a maioria do secretariado municipal, a administração apresentou interesse em melhorar a infraestrutura para que os comércios dos bairros Camilópolis, Santa Terezinha, Utinga, Jardim Utinga e Vila Metalúrgica se desenvolvam e saiam da rota da mortalidade.
Segundo o coordenador de fomento ao comércio e serviço da Prefeitura, Jadir Carvalho de Assis, “esses bairros estavam esquecidos pela administração antiga.” Mesmo sem apresentar datas para resultados efetivos, ele exemplificou que os primeiros passos ocorrerão em três segmentos: segurança, limpeza e iluminação.
Assis deixou claro que a Segurança pública não é uma atribuição da Prefeitura de Santo André, mas sim do governo estadual. No entanto, garantiu que a guarda municipal será direcionada para as áreas comerciais dos bairros para reforçar a sensação de segurança, inibir os criminosos e, desta maneira, fomentar a atividade comercial. Grana, durante o lançamento, garantiu que instalará mais de 20 câmeras de segurança na cidade de Santo André nos bairros fomentados.
Junto a isso está a revitalização da iluminação pública, que atualmente, segundo Assis, tem afastado os consumidores quando a noite cai, pelo mau estado. “Vamos também colocar várias lixeiras. A limpeza pública é primordial.” Ele destacou ainda que são estudadas medidas de médio e longo prazos como mudanças de itinerários ou criação de linhas de ônibus para facilitar o acesso aos bairros. “O importante é que estamos coletando as demandas para tomar providência. Foi aberto um canal de comunicação com os comerciantes.”
O Sebrae-SP contribuirá com a qualificação da gestão dos negócios dos comerciantes. O próximo bairro na lista do programa é o Vila Luzita.
Fonte: Diário do Grande ABC