Depois de anos sem nenhuma manutenção por parte das administrações anteriores, a Prefeitura de Santo André, por meio do Departamento de Parques e Áreas Verdes (DPAV) da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SOSP), atua fortemente na recuperação do Parque Antônio Fláquer, mais conhecido como Parque do Ipiranguinha. As obras já estão em andamento e contemplam a remodelação de 7,5 mil metros de piso, que agora passa a ser de concreto armado, possibilitando maior mobilidade aos usuários, além da criação de novas áreas permeáveis para a prática de atividades e exercícios físicos.
No local, será implantada ainda a Praça de Exercício do Idoso, um espaço com vários aparelhos de ginástica que estimulam à prática de atividades físicas pela terceira idade Outra etapa na reestruturação do Parque do Ipiranguinha diz respeito à remodelação paisagística, com mudanças de algumas vegetações, criação de uma floreira e colocação de bancos, entre outras benfeitorias.
Décadas desativado
Após duas décadas desativado, o antigo chafariz passa por um minucioso processo de recuperação e reforma. No local será instalado dezenas de fachos de luz saindo pelos jatos de água, compondo um jogo de luzes à medida que funcionam. Para o secretário de Obras e Serviços Públicos, Alberto Rodrigues Casalinho, a recuperação do espaço é garantia de que o munícipe usufrua de um parque com mais qualidade de vida. “Focado nos anseios do povo, as ações promovidas neste local vão de encontro à qualidade de vida do cidadão, do munícipe e do usuário do espaço público”, frisou Casalinho.
Praça Antônio Fláquer
Na área onde hoje existe o parque haviam duas nascentes do córrego Ipiranguinha que formavam um lago no ponto mais baixo, utilizado durante muito anos pela população do entorno. Em 1949, a Prefeitura começou o processo de desapropriação do local para construção de uma praça pública. Em 1956 foi inaugurado a área com playground ocupando uma área 2,5 mil metros quadrados.
Em abril de 1959, como parte das comemorações do aniversário da cidade daquele ano, o prefeito Pedro Dell’Antonia inaugurou a praça, descerrando a placa inaugural com os dizeres “Jardim da Praça Antonio Fláquer. Inaugurado a 8 de abril de 1959 – 406º aniversário de fundação da cidade”. Em 1971, a Prefeitura construiu um espaço que recebeu a denominação de Espaço Cultural Adoniran Barbosa, passando, posteriormente, para Casa da Música Natalino Bifaratto, em homenagem ao músico e regente da Banda Lira por vários anos. Em 1980 foi inaugurado o Monumento à Bíblia.
Fonte: SECOM – PSA