Oficialmente, o Outubro Rosa, mês mundial de conscientização sobre o câncer de mama e câncer do colo de útero, foi lançado nesta segunda-feira (7) à noite em Santo André. A fachada do Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, no Parque Novo Oratório, recebeu iluminação especial não somente para chamar a atenção, mas como forma de alerta especialmente à ala feminina. No entanto, desde o último dia 1º, a rede de atenção básica de Saúde está com a oferta espontânea de exames preventivos gratuitos, como papanicolau e mamografia, nas 33 unidades de Saúde do município.
“É a primeira vez que um equipamento público municipal recebe esta marca na região do segundo subdistrito”, lembrou a vice-prefeita de Santo André, Oswana Fameli, que acumula a função de secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. O que foi compartilhado pelo chefe do Executivo, Carlos Grana. “Um marco importante para uma causa nobre que o nosso município está envolvido. Temos de manter esse olhar diferenciado para as políticas públicas voltadas às mulheres”, apontou o prefeito.
Coordenador de Saúde da Mulher de Santo André, o ginecologista José Carlos de Araújo ressaltou a importância de toda e qualquer campanha de conscientização. “É mais uma forma para ela se cuidar e fazer a profilaxia dos dois tipos de cânceres”, apontou o médico. O câncer de colo do útero, por exemplo, é o segundo maior incidente na população feminina no País, atrás somente do tumor de mama, segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), órgão vinculado ao Ministério da Saúde.
Em Santo André, até o dia 31, as usuárias da rede municipal de Saúde, podem se dirigir a uma das unidades e solicitar os exames de prevenção. Não há necessidade de agendamento prévio tanto para a coleta de papanicolau quanto para o rastreamento de câncer de mama (palpação das mamas pela médica ou enfermeira e, dependendo do resultado, solicitação de mamografia). “Praticamente, se necessário, a paciente sai da unidade com a mamografia agendada para este mês ou nos primeiros 15 dias de novembro”, garantiu o médico. A estimativa é que, pelo menos, dois mil procedimentos sejam realizados.
Infelizmente, ainda morrem mulheres por falta de informação do câncer de mama e, principalmente, do diagnóstico precoce. “A gente tem de combater a doença nos 365 dias do ano. Em outubro, especialmente, reforçamos a importância da prevenção. E isso, com certeza, tem sido feito em cada canto da cidade”, afirmou Silmara Conchão, responsável pela Assessoria de Políticas para as Mulheres de Santo André, órgão parceiro da Saúde na programação de atividades do mês.
Em março, no mês da mulher, a Secretaria de Saúde realizou 3.122 exames de papanicolau e 1.049 mamografias, na faixa etária de 25 a 59 anos, além de 377 ultrassons das mamas. Outra dica dos médicos especialistas é fazer o autoexame.
BELEZA – Apesar da importância da prevenção, a Saúde programou outras atividades que vão além dos exames – muitos equipamentos estão com decoração na cor rosa, como o tradicional laço no peito. A programação inclui atividades de lazer e até mesmo beleza, como baile, passeios, limpeza de pele, maquiagem e massagem, casos das Unidades de Saúde Dr. Moyses Fucs e Parque Novo Oratório.
Na área da Assessoria de Políticas para as Mulheres, destaque para a ação da próxima sexta-feira (11), das 14h às 17h, o calçadão da rua Coronel Oliveira Lima recebe o evento Se liga no Outubro Rosa, em parceria com a Associação Viva Melhor e a Comissão da Mulher Advogada, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Santo André. Haverá orientações à saúde, à prevenção do câncer de mama e aos direitos das mulheres mastectomizadas, além de show com Adilsom Sabóia.