Semasa Santo André

O Semasa Santo André foi criado em 1969 a partir da modernização do antigo DAE (Departamento de Água e Esgoto) da Prefeitura de Santo André. A criação da autarquia ocorreu em 13 de novembro de 1969, através da Lei Municipal 3.300. Em 2019, completou 50 anos de serviços prestados em Santo André.

Naquela época, a criação do Semasa teve como objetivo fortalecer e instrumentalizar a administração municipal a partir de uma organização ágil e independente para executar as melhorias que a cidade necessitava.

Semasa Santo André

Ao ser criado, era denominado Serviço Municipal de Água e Saneamento de Santo André e administrava apenas os serviços de água e esgoto, como a distribuição de água para os imóveis da cidade, a coleta de esgoto, a construção de redes coletoras entre outros. Ao longo das décadas, a autarquia passou a incorporar outras atribuições e algumas deixaram de ser responsabilidade do Semasa.

Em 1997 o Semasa incorporou o serviço de drenagem, antes realizado pela Prefeitura de Santo André. A drenagem urbana tem como objetivo reduzir os riscos e prejuízos ocasionados por enchentes à população. O sistema de drenagem urbana compreende as bocas de lobo, bocas de leão, bueiros, galerias de águas pluviais e os piscinões.

Em 1998 é promulgada a Lei 7.733/1998, que estabelece as diretrizes da Política Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental. A partir dela é criado o Departamento de Gestão Ambiental do Semasa. No mesmo havia, já havia sido promulgada a Lei Municipal 7.732, alterando a denominação do Semasa para Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André.

A autarquia passa então a executar os serviços relacionados à preservação e controle do ambiente de Santo André. Entre os serviços relacionados estão à fiscalização ambiental urbana e nas áreas de manancial, controle de emissão de poluentes, controle de emissão de ruídos de estabelecimentos comerciais, emissão de licenças ambientais e também a gestão da Unidade de Conservação do Parque Natural do Pedroso.

A Lei Municipal 7.840 transfere os serviços de gestão de resíduos sólidos para o Semasa em 1999. É criado então o Departamento de Resíduos Sólidos, responsável por administrar de forma integrada os serviços de coleta, tratamento e disposição final de resíduos sólidos. Posteriormente, em 2001, a autarquia recebeu também os serviços da Defesa Civil. No entanto, a gestão dos riscos urbanos voltou a ser uma atribuição da Prefeitura de Santo André em 2017 e a Defesa Civil tornou-se ligada à Secretaria de Segurança Cidadã.

Em setembro de 2019, a gestão dos serviços de água e esgoto passou a ser responsabilidade da Sabesp, companhia de saneamento do Estado de São Paulo, que assumiu a concessão destes serviços em razão de uma dívida contraída ao longo dos anos. A partir de então, o Semasa é a autarquia pública da cidade responsável pelos serviços de drenagem urbana, resíduos sólidos e gestão ambiental.

Semasa Santo André Atendimento Virtual

A Semasa oferece os seguintes serviços online:
Resíduos





  • Vistoria técnica de coleta de resíduos infectantes
  • Vistoria de coleta – Ocorrência de juntada
  • Troca de Bags
  • Reclamação relativa a Estação de Coleta
  • Implantação de coleta seletiva em escolas e condomínios
  • Coleta extra de resíduos infectantes
  • Cancelamento da coleta de resíduos de serviços de saúde
  • Remoção de animais mortos em residências
  • Remoção de animais mortos em vias públicas
  • Remoção de animais mortos em clínicas
  • Implantação de Coleta Hospitalar
  • Vistoria de varrição
  • Vistoria de coleta

Fiscalização Ambiental

  • Denúncia de poda/supressão de vegetação em Área Urbana
  • Denúncia de supressão de vegetação em Área de Manancial
  • Reclamação de ruído – Templos religiosos
  • Reclamação de ruído – Som mecânico
  • Reclamação de ruído – Som de obra
  • Reclamação de ruído – Escola de Samba
  • Reclamação de ruído – Canil/PetShop
  • Reclamação de ruído – Som amplificado
  • Fiscalização de queima a céu aberto
  • Denúncia de pesca com tarrafa em Área de Manancial
  • Reclamação sobre emissão de odor/material particulado
  • Esgoto a céu a aberto em Área de Manancial
  • Descarte/Vazamento de produtos químicos
  • Reclamação sobre descarte de resíduos em Área Urbana com identificação do infrator
  • Reclamação sobre descarte de resíduos em Área de Manancial
  • Construção irregular em Área de Manancial
  • Caça em Área de Manancial

Dividas

  • Emissão de carnê de parcelamento de débitos
  • Consulte a situação de débitos e suas contas em aberto

Drenagem

  • Vistoria técnica de drenagem
  • Resgate de objetos/animais em boca de lobo
  • Limpeza, raspagem e retirada de barro/entulho em vias públicas

Semasa Santo André 2ª Via Conta

Os serviços relacionados a água e esgoto são de responsabilidade da Sabesp. Os canais de atendimento da companhia estadual são o telefone 195 ou o site www.sabesp.com.br

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Horário de Funcionamento Semasa em Santo André

  • Segunda a Sexta das 08h às 17h

Endereço e Telefone Semasa em Santo André

  • Av. José Caballero, 143 – Vila Bastos – Santo André – SP
  • Telefone: (11) 4433-9011

Outras informações e site

Mapa de localização





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