O Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto em Santo André foi iniciado em 1968 com a inauguração do Paço Municipal. Foi interrompido em 1976, na sua 9º edição. Em 1978, retornou como Salão Jovem de Arte Contemporânea e teve cinco edições com este título, até 1982.
Neste ano, além do Salão Jovem, foi retomado o Salão de Arte Contemporânea em sua 10º edição. O evento segue ininterrupto até os dias atuais. Na 33º edição passou a se chamar Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto.
Ao longo destes anos, foram premiados artistas como João Suzuki, Paulo Chaves e Hans Suliman Grudzinski, além do próprio Sacilotto, Geraldo de Barros, Arcanjo Ianelli, Ferrari, Lothar Charoux, Antonio Henrique do Amaral, Aldir Mendes de Souza e outros.
Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto Santo André História
O Salão de Arte Contemporânea de Santo André foi concebido como um evento destinado a mapear a produção artística contemporânea brasileira. Criado em 1968, como parte das inovações que surgiam naquele período com a construção do Centro Cívico de Santo André, anualmente expõe pinturas, desenhos, gravuras, tridimensionais, instalações, performances, vídeos e todas as expressões estéticas de seu tempo.
Como organização, sua realização é feita por meio de processo seletivo em duas fases. Na primeira fase os artistas enviam um portfólio para seleção com a reprodução fotográfica de três obras de sua autoria. Apenas nos casos de instalação, performance e interferência deve ser enviada apenas uma obra.
Na segunda fase os artistas selecionados devem enviar as obras inscritas, que serão analisadas pelos jurados da Comissão de Seleção e Premiação. Entre as obras selecionadas para o Salão, algumas serão premiadas, sendo que neste caso a Prefeitura de Santo André compra a obra e a mesma passa a integrar o acervo artístico municipal, que está sob a responsabilidade da Casa do Olhar Luiz Sacilotto.
Vagas Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto Santo André – Trabalhe Conosco
Atitude, responsabilidade, resiliência, criatividade, comprometimento para resultado, e saber trabalhar em equipe são algumas competências necessárias para fazer parte do time. Se você tem esse perfil e está em busca de oportunidades em uma empresa líder de mercado envie agora mesmo seu currículo para o Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto Santo André.
Horário de Funcionamento Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto em Santo André
- Segunda a Sexta das 08h às 17h
Endereço e Telefone Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto em Santo André
- Praça IV Centenário, s/n – Santo André – SP
- Telefone: (11) 4433-0425