A Vila de Paranapiacaba recebe os últimos detalhes antes do início do 11º Festival de Inverno de Paranapiacaba, que começa no dia 16 de julho em guia da cidade Santo André. Já na abertura, o público poderá conferir uma das principais bandas do cenário nacional atual, o Pato Fu, que apresenta o show ‘Daqui pro futuro’. Já no domingo (17), é a vez do Baile do Simonal, no qual Max de Castro e Wilson Simoninha fazem tributo ao pai, o cantor Wilson Simonal. No repertório “Sá Marina”, “País Tropical” e “Nem Vem Que Não Tem”, entre outros sucessos das décadas de 1960 e 1970. As duas apresentações acontecem às 20 horas no palco do campo, na Avenida Fforde, s/n . Uma das novidades deste ano é que para os shows principais, no palco do campo, não será necessário a retirada antecipada de ingresso.
Ainda no sábado (16), a programação do festival inclui show de Eder Palmieri, às 12 horas, no palco do Antigo Mercado, na Rua Campos Salles, s/nº; às 17 horas, está marcada a apresentação do cantor Zé Geraldo. Neste ano, o Clube União Lyra-Serrano (Avenida Antonio Olyntho, s/nº) é o local das atrações do Sesc, parceiro da Prefeitura no Festival. No dia 16, sobem ao palco o cantor Kleber Albuquerque (às 15h30) e o grupo Raíces de América (às 18h30). Para os shows do clube será necessário retirar ingressos uma hora antes de cada apresentação.
A cantora Roberta Tiepo abre o domingo (17) com apresentação às 12 horas no palco do Antigo Mercado. O mesmo local traz João Cristal, às 14 horas, e Renato Teixeira, às 17 horas. Neste dia, dentro da programação do Sesc, o Lyra-Serrano recebe o Zimbo Trio, às 15h30, e a cantora Vânia Bastos, às 18h30. Durante todo o festival haverá atrações ainda na Padaria do Mens (Rua Schnoor, 405), com músicos e escritores andreenses selecionados no Projeto Canto e Conto na Serra. Já o público infantil conta com espaço especial na Biblioteca (Rua Rodrigues Alves, s/nº), com musicais e teatro.
Para os próximos fins de semana estão programadas apresentações de Milton Nascimento (dia 23), Jorge Vercillo (24), Teatro Mágico (30) e Lenine (31). Estes shows serão às 20 horas no palco do campo, na Avenida Fforde, s/nº. A grade completa dos shows está disponível no hot site fip2011.com.br.
Nova rede elétrica é a grande novidade da estrutura
Além de uma das melhores programações entre todas as edições, o festival deste ano terá uma novidade no que diz respeito à estrutura: a nova rede elétrica da Parte Baixa eliminará de vez os problemas causados pela antiga rede, do início do século passado, e que não suportava a atual demanda de energia, apresentando constantes quedas. Para tanto, foram substituídos os fios, transformadores, lâmpadas e alguns postes, o que exigiu um investimento de mais de R$ 1, 6 milhão. O secretário de Gestão de Paranapiacaba, Eduardo Sélio Mendes Junior, destaca a importância da novidade: “Com esta reforma, resolvemos um problema que afetava a Vila há anos, garantindo o fornecimento de energia não só no festival mas durante todo o ano”, afirma. A passarela que liga a Parte Alta à Parte Baixa também recebeu um reforço na estrutura.
Nos dias do festival, o acesso à Vila é restrito aos moradores, hóspedes das pousadas e veículos em serviço, mas os visitantes poderão contar com cerca de 3 mil vagas em estacionamento particular. Deste local até a Vila – localizada a cerca de cinco quilômetros -, o usuário terá direito a transporte gratuito em ônibus de ida e retorno ao estacionamento. Haverá também transporte de ônibus intermunicipal a partir da estação de trem de Rio Grande da Serra até a Parte Alta da Vila.
Neste ano, a praça de alimentação funcionará na Avenida Paula Souza, s/nº. A recepção dos turistas será feito por um grupo de 40 voluntários estudantes de cursos relacionados ao turismo da Etec e Fatec Julio de Mesquita, Senac e da Faculdade Anchieta, que esclarecerão eventuais dúvidas sobre a programação e os serviços locais. A Vila contará ainda com banheiros químicos em diversos pontos. Já o esquema de segurança contará com profissionais contratados, além do efetivo da Guarda Municipal e Polícia Militar.
O 11º Festival de Inverno de Paranapiacaba é uma realização da Prefeitura de Santo André em parceria com o Sesc. A programação será realizada nos dias 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de julho, a partir do meio-dia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-0191944.
Serviço:
11º Festival de Inverno de Paranapiacaba
Dias 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de julho, a partir do meio-dia
Locais: Palco do Campo (Avenida Fforde, s/nº), Espaço Sesc (Clube União Lyra-Serrano Avenida Antonio Olyntho, s/nº), Antigo Mercado (Rua Campos Salles, s/nº), Padaria do Mens (Rua Schnoor, 405) e na Biblioteca (Rua Rodrigues Alves, s/nº), todos na Parte Baixa da Vila.
Apresentações musicais, literatura e atividades infantis, entre outras atividades
No Clube União Lyra-Serrano os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início de cada atração.
Mais informações: 0800-0191944
Hot site: fip2011.com.br
Fonte: SECOM PSA