Como parte dos eventos da Jornada Mundial da Juventude Católica, a região recebeu ontem, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, em guia de Santo André, a cruz da jornada e o ícone de Nossa Senhora. A cruz peregrina veio de Madri, na Espanha, onde em agosto ocorreu o último encontro.
Com pouco mais de três metros, a cruz de madeira chegou ao Brasil para percorrer o País até o próximo encontro, que irá ocorrer no Rio de Janeiro, em 2013.
Trazido de Santos, o símbolo chegou às 14h, carregado pelos jovens da Diocese à Praça do Carmo, onde mais de 600 fiéis aguardavam. Recebida com fogos de artifício, música e chuva de pétalas de rosas, a cruz permaneceu no templo para a missa presidida pelo bispo dom Nelson Westrupp, que reforçou a importância da jornada e da simbologia da cruz.
“Qualquer jovem cristão vê na cruz um ícone de fé”, explicou o padre Felipe Gonzáles, um dos coordenadores da peregrinação. O seminarista Guilherme Sanches, 22 anos, é um dos jovens que estiveram em Madri. Para ele, a cruz é referência para os jovens católicos. “Aproveitamos para celebrar os valores que a juventude espera.”
O ícone de Nossa Senhora e a cruz ainda foram levados em procissão pelo Centro de Santo André, retornando à catedral às 20h, para a última missa com os jovens. Por causa da procissão, o trânsito ficou congestionado na região central, como nas avenidas Perimetral e Catequese.
Hoje, a peregrinação da cruz seguirá para Santo Amaro, bairro da Capital, e depois por outras regiões da cidade de São Paulo. Depois, seguirá para Sorocaba.
Fonte: Diário do Grande ABC