Projeto da Fundação Santo André para a Educação ganha prêmio

A Fundação Santo André foi eleita na segunda-feira a melhor instituição do País no quesito Apoio à Educação Básica, no Prêmio Destaque do Ano 2011 – Guia do Estudante, promovido pelo Santander Universidades. O projeto Formadores do Saber, realizado em parceria com a Prefeitura de Santo André, atende a 17 mil alunos e 1.000 professores da rede municipal, do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental.

A iniciativa concorreu com outros 300 projetos nesta categoria. No total, 400 universidades de todo o País enviaram 6.643 trabalhos ligados à área de Educação. “Começamos o trabalho em 2010. Nós produzimos material didático para os alunos da rede e realizamos a capacitação dos professores para aplicação”, explica a pró-reitora de pesquisa da FSA e coordenadora do projeto, Márcia Zorello Laporta.

Para dar suporte aos professores foi desenvolvido portal na internet. São 113 estudantes e 22 docentes da Fundação engajados no projeto, distribuídos em três grupos de trabalho. O primeiro é responsável por trabalhar junto aos professores da rede municipal, com reuniões pedagógicas semanais para auxiliar no uso do portal.





O segundo grupo acompanha as aulas para aplicação das atividades previstas no projeto e o terceiro trabalha nas aulas de inglês para os estudantes. “O material didático e as atividades também são fruto de sugestões dos professores da rede municipal. É um trabalho interativo e colaborativo. Estamos muito felizes com o prêmio, que é um reconhecimento do nosso esforço”, conclui Márcia.

DESEMPENHO

De acordo com a secretária de Educação de Santo André, Cleide Bochixio, houve melhora no desempenho dos alunos assistidos pelo projeto. “Ajudou na alfabetização, desenvolvimento do raciocínio e na linguagem oral e escrita. É uma iniciativa inovadora que não é vista em nenhuma outra cidade do País. Pretendemos continuar sendo parceiros da Fundação. É um ganho para a Educação.”

Com o sucesso alcançado em guia de Santo André, o plano agora é expandir a experiência para outras cidades que tenham interesse em aplicar o projeto na Educação Básica.

Fonte: Diário do Grande ABC





Deixe seu comentário