A ação afirmativa de abrangência nacional – convênio entre a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal e a Prefeitura de Santo André por meio da Secretaria de Governo – terá duração de um ano e visa promover e garantir os direitos dos jovens afrodescendentes.
Além da inclusão social, o Projeto Farol tem como objetivo atuar nas áreas periféricas da cidade, alcançando as comunidades do Jardim Irene, Jardim Santo André, Jardim Vila Rica, Vila João Ramalho e Cata Preta.
Atualmente, o Projeto Farol conta com quatro bases: uma no bairro Jardim Irene, uma na Vila João Ramalho e duas no Jardim Santo André. Os jovens interessados em participar da ação, que conta com aulas de dança, teatro, música e artes plásticas, podem se inscrever em qualquer uma das quatro unidades.
O projeto contará ainda com a capacitação em temas como gravidez precoce na adolescência, direitos humanos e cidadania, sexualidade, protagonismo juvenil entre outros e os mesmos serão ministrados pela equipe do Departamento de Humanidades em parceria com as diversas secretarias afins.
Complementando o trabalho de capacitação, há também o acompanhamento psicossocial (com psicólogos e assistentes sociais), que engloba familiares e a comunidade direcionado aos participantes do Projeto Farol.
“A iniciativa vem ao encontro do nosso trabalho totalmente voltado para a promoção da cidadania e a inclusão dos segmentos vulneráveis, que são as minorias sociais. A ação dos profissionais têm como meta estimular o debate e conscientizar o segmento sobre a importância dos jovens como protagonistas e agentes transformadores do meio em que vivem, com noções de direitos humanos, cidadania, de questões pertinentes à educação e saúde desta população”, diz Maryluci de Araujo Faria, diretora do Departamento de Humanidades da Secretaria de Governo de Santo André.
O projeto busca ainda colaborar para a introdução dos jovens e adolescentes no mercado de trabalho, despertando interesses e aptidões deles dentro de um espaço lúdico e cultural de integração.
SERVIÇO:
Inscrições do Projeto Farol
Locais:
– Associação e Clube das Mães Jardim Irene – Rua Levi de Souza, nº 83, Jardim Irene.
– Associação Beneficente do Jardim Santo André e Adjacências – Rua Lamartine, S/N, Jardim Santo André.
– Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional do Jardim Santo André – Av.1º de dezembro S/N, Jardim Santo André.
– Centro Comunitário São José Operário – Estrada da Cata Preta, 2567, Vila João Ramalho – Encontra Santo André.
Informações: Departamento de Humanidades da Secretaria de Governo de Santo André – (11) 4433-0325 ou 4433-0152.
Fonte: Secom PSA