Santo André: Banco de leite do Hospital da Mulher necessita de doadoras para aumentar estoque

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher – Maria José dos Santos Stein, em Santo André, convoca mulheres para doação de leite. O banco beneficia 55 bebês por mês, graças a doadoras externas e internas, previamente cadastradas.

A doação de leite visa auxiliar bebês internados na UTI Neonatal. Alimentados com leite materno, eles têm mais chances de recuperação. As voluntárias do banco de leite doam apenas o A mãe doa somente o excedente da amamentação, sem comprometer a saúde de seu filho.

Afinal, doar é um gesto que salva vidas.

Interessadas devem entrar em contato pelos telefones 4478-5048 ou 4478-5027.

Procedimentos

Ao procurar o BLH é realizado cadastro e agendada visita à casa da doadora para recolhimento do leite. A mãe deverá retirar o excedente e armazená-lo segundo orientações da equipe. As mães internas são sensibilizadas pelo contato diário com visitas em seu leito e pelo chamado grupo de alta da maternidade. São apresentados vídeos sobre o aleitamento. Também há o trabalho de busca ativa, onde as mães que tiveram seus bebês no Hospital da Mulher são contatadas, e busca-se verificar que as com leite excedente para doação. Neste caso é agendada visita em domicílio, onde será fornecido o kit para a coleta. Semanalmente, é feito recolhimento em domicílio.





Outra forma de captação é quando a própria doadora entra em contato por telefone.  Neste caso, são seguidos os mesmos procedimentos da busca ativa. “Todo o leite doado passa por um processo de pasteurização. Ele também é submetido a controles de qualidade e, só depois, distribuído aos bebês prematuros e outras crianças clinicamente impossibilitadas de recebê-lo diretamente do seio materno”, explica o superintendente do Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, Antonio Carlos Queiroz  As interessadas em contribuir com o Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher de Santo André devem entrar em contato pelos telefones 4478-5048 ou 4478-5027. O local funciona todos os dias, inclusive aos finais de semana, das 7h às 19h.

Fonte: SECOM PSA





Deixe seu comentário