Os alunos das duas Emeiefs que vão participar da primeira fase do projeto Formadores do Saber – Tecnologias na sala de aula tiveram hoje seu primeiro contato com os tablets. Os computadores com tela sensível ao toque, também conhecidos como Ipads, foram entregues na manhã da última sexta-feira (29) em cerimônia realizada na na Emeief Professora Therezinha de Barros Nosé, na Vila Alpina. Nessa escola, participarão do programa 34 alunos. Na Emeief João de Barros Pinto (Jardim Utinga), 65 alunos.
Em sua fase inicial, os computadores serão utilizados por alunos do 5º ano de duas escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa, resultado de parceria da Secretaria de Educação com a Fundação Santo André, é o primeiro passo para aplicação do uso dos computadores em todas as salas do 5 º ano e posteriormente para todos os alunos do ensino fundamental. “É impossível ficar de fora do movimento de universalização do acesso à informática. Nosso objetivo é promover o uso dos equipamentos com projeto educativo completo e estruturado. Não apenas dar os computadores às crianças”, destaca o secretário de Educação, Eledir Volpon.
Com duração prevista de três meses, o trabalho é dividido em três etapas. Primeiro, as crianças aprenderão a manusear os tablets, depois vão realizar pesquisas, fotografar, filmar, recolher depoimentos e informações sobre os temas escolhidos pelos professores com base no conteúdo dos livros didáticos. Por fim, será produzido filme ou apresentação com o resultado do conteúdo apurado. “O acesso aos tablets é muito importante para nossos filhos, pois eles estão sendo preparados para o futuro. É o que existe de mais moderno à disposição”, diz Marciléia da Silva, mãe do Ricardo (10), aluno da Emeief Professora Therezinha de Barros Nosé. Para implementação do projeto, nesta primeira fase, foram adquiridos 50 computadores de última geração da marca Apple, investimento de R$ 80 mil.
Formadores do Saber
O projeto Tecnologia em sala de aula complementa as ações que já estão em andamento com o projeto Formadores do Saber, iniciado em 2010, em parceria com a Fundação Santo André, que deu origem ao material didático exclusivo utilizado por 18 mil alunos do ensino fundamental da rede municipal da cidade, além de aulas de inglês.
Para a construção de material didático que atendesse às necessidades da rede, todos os professores foram envolvidos nas discussões, incentivados a dar sugestões, além de receber formação sobre o tema. Inovador, o projeto Formadores do Saber conquistou, em novembro de 2011, o prêmio Destaque do Ano – Guia do Estudante uma das categorias do Prêmio Santander Universidades daquele ano.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santo André