O descontentamento dos consumidores da região com produtos e serviços prestados avançou. Somente na cidade de Santo André, o número de queixas subiu 9,5% do início do ano até o dia 7 de março contra o mesmo período de 2011. Foram registradas 3.623 reclamações neste ano contra 3.306 no período anterior. Os assuntos mais reclamados foram cartão de crédito, construtoras, produtos para informática, planos de saúde, telefonia fixa e TV por assinatura.
Em Mauá, o total de reclamações chegou a 1.400 nos últimos dois meses. Segundo o coordenador do Procon da cidade, José Manoel de Lira, a média de queixas registradas tanto neste ano como em 2011 foi mantida em 700 por mês. “Os assuntos financeiros são os mais comuns. A cobrança indevida, o não entendimento do extrato bancário e o não reconhecimento de cobranças na conta-corrente do consumidor são alguns exemplos”, explicou Lira.
Na cidade de Diadema, foram registradas até ontem 3.607 reclamações. Serviços bancários, telefonia e prestação de serviços essenciais estão no topo da lista. A coordenadora do Procon, Aparecida Tijiwa, não soube informar o número de queixas feitas em 2011, mas afirmou que houve aumento.
RANKING – Oi, Itaú, Compra Fácil, Americanas.com, Claro, Banco do Brasil, Santander, TIM, Vivo e Bradesco aparecem como as empresas mais reclamadas, em 2011, no ranking elaborado pela Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor).
Procons da região têm programação especial
Durante o mês de março, quando é comemorado o Dia Mundial do Consumidor, Procons da região vão promover ações especiais. Hoje, em Diadema, consumidores vão poder tirar dúvidas sobre os seus direitos no piso Araucária do Shopping Praça da Moça entre 12h e 17h. Também serão distribuídos exemplares do CDC (Código de Defesa do Consumidor).
Em Mauá, o público-alvo do evento são os jovens, com apresentação sobre o tema consumo consciente, às 15h, na Fatec. No dia 16, às 13h, os alunos da Escola Estadual Jardim Zaira 6 também vão receber a visita do Procon.
Fonte: Diário do Grande ABC