chuva constante que caiu sobre a região a partir da metade da tarde de ontem trouxe complicações ao trânsito, principalmente na região central de Santo André.
O causador da ‘pane” foi um alagamento nas praças News Seller e do Abraço, que ficam sob o Viaduto Antonio Adib Chammas, que liga o Centro da cidade à região do Parque Novo Oratório.
Alguns motoristas que tentaram passar pela água barrenta ficaram pelo caminho e precisaram de auxílio de agentes de trânsito para retirar os veículos do alagamento. “Vi um carro passando e achei que dava para mim. Fiquei na enchente”, lamentou o construtor civil Vanderlei de Lima Cesar, 39 anos, que errou o caminho para buscar a mulher no dentista e teve o carro danificado.
Segundo o Departamento de Trânsito, foram registrados quatro quilômetros de lentidão, que complicaram o tráfego pela Avenida José Antonio de Almeida Amazonas no sentido bairro. Vias periféricas como as ruas Catequese e das Figueiras também tiveram congestionamentos.
Quem dependia dos ônibus para voltar do trabalho para casa precisou redobrar a paciência por causa dos inevitáveis atrasos. “No fim de tarde já é difícil pegar um ônibus. Com essa chuva está quase impossível”, avaliou a auxiliar administrativa Verônica Siqueira, 21.
“Tem ônibus que vem lotado e o motorista nem para no ponto. Aí demora ainda mais para pegar a condução”, reclamou o gerente de loja Gilmar Antunes de Sá, 29 anos.
A situação no trânsito só foi normalizada por volta das 20h30.
O leito do Rio Tamaduatéi, na Avenida dos Estados, ficou no limite das margens e chegou a ter leves transbordos em alguns pontos da via que liga Mauá à Capital, passando por Santo André e São Caetano.
Fonte: Diário do Grande ABC