Dezesseis novas vans 0 Km, sendo seis adaptadas, ampliarão o atendimento da Prefeitura de Santo André para as crianças da rede municipal de ensino que precisam de transporte escolar gratuito. As novas unidades, que já estão rodando, foram apresentadas oficialmente para a população durante a quarta edição do Cidadania S.A., realizado sábado (27), no Cesa Vila Palmares. A cerimônia de entrega contou com a presença do prefeito, Dr. Aidan Ravin, e da secretária de Educação Cleide Bochixio.
“A criança é nossa prioridade. Os novos veículos possibilitarão a ampliação e a melhoria do atendimento às crianças matriculadas em nossas escolas. São vans com motoristas treinados para atender um número maior de alunos com o transporte escolar gratuito e, inclusive, dobrar o atendimento para alunos com deficiência, que sobe de 40 para 80”, comemorou o prefeito.
Para obter este reforço, a Secretaria de Educação contratou a Cooperativa Brasileira de Transporte (Cobrate), de São Paulo, a um investimento de R$ 1,8 milhão por ano. As unidades passam a fazer parte do Programa Municipal de Transporte Escolar Gratuito – Educatrans, criado este ano, por meio do Decreto Municipal 16.107 de 2010, para aperfeiçoar o atendimento de transporte para crianças, realizado até agora apenas com ônibus da frota própria da secretaria.
Com as novas unidades, o atendimento passou de 1.700 mil crianças para 2.120 mil crianças transportadas diariamente de sua casa para as escolas do município. A iniciativa disponibiliza mais ônibus para passeios pedagógicos. Os veículos recém-chegados foram encaminhados para o atendimento à população de Paranapiacaba e Parque Andreense, ao transporte dos 165 crianças abrigadas nas nove casas que compõem o Lar São Francisco e aos portadores de deficiência.
O Educatrans, que ainda conta com oito unidades da frota da Secretaria de Educação, também atende os bairros Parque Miami, Cata Preta, Recreio da Borda do Campo e Vila Mariana.
Portadores de deficiência
O atendimento aos alunos com deficiência, considerado prioridade pelo programa, pôde ser dobrado, contemplando 80 alunos. A frota de quatro veículos adaptados passou a ser composta por dez carros que, além de levar as crianças de casa para as salas de aula regulares, transporta-os para as salas de recurso, onde no contraturno fazem atividades para o aprimoramento das habilidades na área onde têm maior dificuldade.
Para ter acesso ao Educatrans, as famílias devem mostrar interesse pelo serviço no momento da matrícula de seus filhos. Os casos serão analisados obedecendo a critérios definidos para garantir o atendimento aos mais necessitados. São levados em consideração a distância da residência do aluno até a escola, se a criança mora em áreas de difícil acesso como às de proteção ambiental rural e trajetos onde haja risco à integridade física e intelectual. Alunos com deficiência têm prioridade bem como crianças cujas famílias têm renda per capita abaixo de dois salários mínimos e as crianças com menor idade.
A frota própria da Secretaria de Educação é composta por 20 ônibus e 4 vans adaptadas.
Fonte: Prefeitura de Santo André
Eu ana paula moradora do parque andreense minha reclamaçao vai para a prefeitura porque as minhas filhas ate esse ano nao consegui van escolar,levava elas correndo risco na pista indio tibiriça meu pai teve que parar de trabalhar para levar elas eu ia junto com ele e as vezes elas chegavam atrasadas na escola.Hoje eu nao posso levar elas porque eu fui atropelada tenho que ficr contando com o meu pai ,mais o ano que vem ele precisa trabalhar e eu tambem como elas vao para escola o ano que vem.Eu acho uma rivalidade porque a van passa perto da minha casa e nao pode pegar elas por que a prefeitura fala que nao podemos ter porque moramos perto da escola fico nervosa por causa de uma kilometragem besta , se elas nao conseguir van o ano de 2013 vou procurar outros direitos porque fui vitima de atropelamento no kl38 na indio tibiriça aonde deviam colocar passarelas, lombada ,ou uma rotatoria para melhorar so que voces nao estao nem ai para o nosso bairro.