Prefeitura de Santo André realiza palestras para universitários do Programa Escola da Família

A Prefeitura de Santo André participou do Programa Escola da Família, do Governo do Estado, com palestras sobre inclusão social, ingresso no mercado de trabalho, boas práticas alimentares e os equipamentos de saúde do município. O evento foi realizado no último sábado (28) no Colégio Estadual Américo Brasiliense com um público de 160 universitários que trabalham no projeto.

As atividades foram iniciadas no período da manhã com a palestra do secretário de Inclusão Social, Antônio Francisco Silva, sobre os trabalhos da pasta na cidade. Em seguida, os universitários assistiram à apresentação do professor Osmar Junqueira Lima, coordenador de Programas de Educação da Prefeitura de Santo André sobre o ingresso no mercado de trabalho.

À tarde, Alessandra Martins de Souza, supervisora da Alimentação Escolar de Santo André, realizou um trabalho com os universitários do eixo da Saúde. A palestra sobre boas práticas alimentares foi iniciada com a reflexão e discussão sobre o tipo de informação que a população de Santo André gostaria de receber sobre alimentação e nutrição. “O importante é colaborar com a população em transformar a informação em ação, em mudança de atitude em relação aos hábitos alimentares”, afirma a nutricionista, que é responsável pela supervisão da produção da merenda escolar para cerca de 120.000 alunos do município, 4ª maior fornecedora no país.





Wagner Redondo, coordenador de programas e projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, encerrou o evento apresentando aos bolsistas os equipamentos de saúde disponíveis para os moradores da cidade. Redondo destacou a evolução das ações voltadas à saúde da população de Santo André, tornando a cidade referência no assunto.

“As palestras e orientações que recebemos são válidas para inovar a maneira pela qual levamos a informação e educar a sociedade da melhor maneira possível”, comenta a estudante de enfermagem, Tathiana Piatniczka, bolsista do Programa.

O convite para a participação da prefeitura partiu da Coordenação Regional do Programa Escola da Família da Diretoria de Ensino da Região de Santo André, após o curso sobre Construção de Cidadania ministrado por Wagner Redondo, em 2010, para universitários que atuam nas 24 escolas estaduais do município. “O objetivo desta capacitação era vislumbrar em cada participante a condição de ser um multiplicador sobre cidadania na instituição de ensino em que atua”, explica Redondo.

Para Solange Bailão, coordenadora regional do Programa Escola da Família, a parceria é importante na capacitação dos chamados Educadores Universitários, bolsistas do projeto estadual. “As palestras enriquecem o conhecimento dos participantes que, por sua vez, irão atender a população de Santo André com mais qualidade, com informações sobre os projetos realizados na cidade”, diz Solange.

Fonte: Prefeitura de Santo André





Deixe seu comentário