Rompimento de cabo para trólebus em Santo André

A semana começou complicada para os trabalhadores que dependem do transporte público da cidade de Santo André. O rompimento de um cabo da rede elétrica do trólebus, na saída da estação Santo André Oeste – sentido São Mateus – na manhã de ontem, causou inúmeros problemas. Os veículos elétricos da Metra, empresa que administra o corredor metropolitano Jabaquara – São Mateus, tiveram que estacionar e desembarcar seus passageiros em diversos pontos da cidade, pois a interrupção da rede impossibilitou a continuidade da viagem no sentido da zona leste paulistana.

Os ônibus que são movidos a diesel tiveram que dar conta da demanda extra e passaram a circular pelas vias públicas convencionais causando trânsito e afetando também os ônibus municipais e intermunicipais. Com a interdição de uma pista na saída do terminal Oeste para manutenção, uma fila de ônibus se formou, parando todo o trânsito na região central da cidade. O intervalo médio entre os ônibus também aumentou. Em alguns pontos os passageiros reclamavam que já estavam havia 40 minutos esperando.





Em nota, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), que gerencia o corredor, admitiu atrasos de até 40 minutos. “A EMTU/SP informa que na manhã desta segunda um veículo da linha 285 São Paulo (Terminal São Mateus) – São Bernardo (Terminal Ferrazópolis) causou o rompimento de um separador que faz parte da rede aérea próximo ao Terminal Santo André, no Corredor Metropolitano ABD. Houve atrasos de até 40 minutos nas partidas das linhas 487, 284, 284M, 285, 286, 287 e 287P, em ambos os sentidos, das 6h45 até às 7h50, quando a equipe de Manutenção da Concessionária Metra começou a agir no local. A partir desse horário a operação começou a se normalizar. Não foi registrada interrupção do tráfego de trólebus no período da ocorrência”, disse a empresa na nota.

A reportagem indagou se foram colocados carros reservas e se havia estimativa de quantos passageiros foram prejudicados, mas a empresa não respondeu.

Fonte: ABC Repórter





Deixe seu comentário