As centrais de trabalho do ABCD têm 3.892 vagas de emprego abertas nesta segunda-feira (20/08) para toda Região. Santo André oferece 1.565 vagas, seguida por São Bernardo (1.009), Mauá (501), cidade de São Caetano (394), Diadema (244), Rio Grande da Serra (123) e Ribeirão Pires (56).
O número de vagas por cidade aparece elevado algumas vezes devido às suas respectivas centrais computarem vagas dos centros dos demais municípios. Todas as cidades da Região estão cadastradas no Ministério do Trabalho e Emprego, de modo que todas as oportunidades do ABCD podem ser acessadas pelos candidatos em cada centro.
Entretanto, as centrais de cada cidade informam que os números enviados à reportagem dessa segunda-feira são relativos apenas às vagas de cada centro público.
Todas as vagas da Região podem ser consultadas através do maisemprego.mte.gov.br ou comparecendo a cada um dos locais, onde também é possível saber mais sobre possíveis exigências para cada vaga, como sexo, escolaridade ou experiência profissional.
Santo André
O CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda) do município ressalta que as funções com maior disponibilidade são as de telemarketing, de vendas, de caixa, de ajudante de carga e descarga e de auxiliar de limpeza.
O CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) da cidade oferece 16 oportunidades de estádio, sendo duas para estudantes do ensino médio, uma para técnico em manutenção e instalação elétrica, quatro para quem cursa administração e uma cada para jornalismo, arquitetura e urbanismo, design digital, direito, engenharia civil, engenharia mecânica e marketing.
São Bernardo
As funções com maior número de oportunidades oferecidas pela CTR (Central de Trabalho e Renda) são as de operador de telemarketing, com 179 vagas, sendo 39 para apenas atender ligações e as demais para fazer chamadas também. Das 39, 20 são para pessoas com nanismo, deficiência na visão e/ou membros superiores e inferiores.
A central também informa que oferece orientação profissional todas as terças-feiras, às 10h, para os trabalhadores que se inscrevem na central para as vagas. É ensinado a montar um currículo, por exemplo, e discutido saúde bucal e higiene pessoal para se apresentar adequadamente nas entrevistas.
Mauá
As vagas com maior disponibilidade do CPTR (Centro Público de Trabalho e Renda) da cidade são as ajudante de carga e descarga de mercadoria (60), operador de empilhadeira (50), operador de telemarketing (46, uma para todas as funções e as demais apenas para recepção), promotor de vendas (45), atendente de lanchonete (35) e vendedor de serviços (26).
São Caetano
Há mais vagas no Cemeq (Centro Municipal de Emprego e Qualificação) para teleoperador (90), atendente (60) e recuperador de crédito (30, em aberto desde a semana passada).
Diadema
Há mais oportunidades no CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda) da cidade para conferente de mercadoria (48). Há 20 vagas cada para prensista de lâmina de madeira e e auxiliar de escritório.
Rio Grande da Serra
Há maiores vagas no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) para auxiliar de linha de produção e servente de obras (10 cada), auxiliar de limpeza (6) e operador de máquinas e aprendiz paulista (cinco em cada função).
Ribeirão Pires
Há três vagas para montador de estrutura metálica e duas vagas no PAT do município para ajudante e descarga de mercadorias, auxiliar de serviços gerais, cozinheiro e supervisor de refrigeração. As demais oportunidades possuem uma vaga, como as funções de ajudante de cozinha e assistente comercial.
Os moradores que precisarem os serviços da central devem se dirigir ao PAT de Ouro Fino Paulista. A sede administrativa do posto encontra-se fechada para a transferência dos serviços para o PAF (Posto Atende Fácil), que será inaugurado no próximo dia 29, na Avenida Capitão José Gallo, perto do terminal rodoviário do município. O novo local contará com outros serviços, como o do Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor).
Endereços das centrais e contato
Santo André (CPETR)– Fica na Avenida Artur de Queirós, 720, Bairro Casa Branca, e Rua Sigma, 300, Vila Mazzei. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones 4979-3699 e 4979-3615. Horário de funcionamento: das 7h30 às 16h de segunda à sexta-feira.
Mauá (CPTR) – Rua Manoel Pedro Junior, 45 – Vila Bocaina. Tel: 4514-5863 / 4514-6236. Das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.
Diadema (CPETR) – Rua Professora Vitalina Caiafa Esquivel – n° 101, Centro. Funciona das 8h às 16h30, de segunda à sexta-feira. As consultas às vagas, o cadastro e outros serviços podem ser realizados pessoalmente ou através do site maisemprego.mte.gov.br. Há limites de senhas na central. Tel: 4053-3570.
São Caetano (Cemeq)- Fica na Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro, munido de currículo. Das 8h às 17h, de quinta à sexta-feira. Informações pelo e-mail emprego@saocaetanodosul.sp.gov.br e pelo telefone 4227-7653.
São Bernardo (CTR) – Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro. Horário de funcionamento: 8h às 17h, de segunda à quinta-feira, e as sextas, das 8h às 15h. Há limites de senhas. Tel: 4127-0216.
Rio Grande da Serra (PAT) – O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) fica na Rua do Congresso, nº 700, Bloco D, Jardim Progresso. Atendimento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações: 4820-8012.
Ribeirão Pires (PAT) – Rua Felipe Sabbag, 200, 4º andar – Shopping Garden – Centro. Atendimento: das 8h30 às 16h30h, de segunda à sexta-feira. Mais informações: 4827-0216.
Fonte: ABCD Maior