A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Segurança Pública Urbana e Trânsito (SSPUT), da Companhia Regional de Abastecimento Integrada de Santo André (Craisa), do Procon, da Secretaria de Inclusão Social (SIS) e do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa), com apoio da Polícia Militar, continua com a Operação Rua das Figueiras, no Bairro Jardim. Em cinco finais de semana consecutivos, foram aplicadas mais de 2 mil autuações, entre elas por estacionamento irregular, transitar sem cinto de segurança, conversão proibida e falar ao celular com o veículo em movimento. Neste fim de semana (19 e 20 de fevereiro) foram aplicadas mais de 600 multas, sendo 337 infrações na sexta-feira e 280 no sábado.
O objetivo da ação é fiscalizar veículos estacionados de maneira irregular, barulho excessivo, vallets que não estão de acordo com a lei, orientar adolescentes que frequentam o local, coibir o comércio informal, furto e roubo de veículos, além de garantir a segurança dos munícipes do bairro. “Essa operação visa a combater e coibir possíveis delitos, tráfico de entorpecentes, roubo e furto de veículos, além de outras infrações, como estacionamento proibido. Estamos alcançando nosso objetivo, já que pelo quarto fim de semana não houve registros de furtos ou roubos na região”, explicou o secretário de Segurança Pública Urbana e Trânsito, Adilson de Lima.
Pelo segundo fim de semana, o Conselho Tutelar participou da ação para orientar adolescentes que estavam nas ruas. Uma das funções do órgão é identificar possíveis violações de direitos de crianças e adolescentes (venda ilegais de bebidas alcoólicas, drogas em geral, prostituição e trabalho infantil, entre outros). “A presença dos conselheiros tutelares nesta operação é de extrema importância para identificar as violações dos direitos das crianças e adolescentes e tomar providências cabíveis para assegurar estes direitos”, afirma o secretário de Inclusão Social, Antonio Francisco Silva.
O Procon também continuou com o trabalho de orientar e verificar possíveis infrações nos vallets. “Estamos orientando os donos dos estabelecimentos que contratam este tipo de serviço. Eles precisam saber que também são responsáveis, pois existem leis que precisam ser cumpridas”, afirmou a diretora do órgão, Ana Paula Satcheki. Na noite de sexta-feira (18) foram fiscalizados 14 vallets, que receberam informações sobre o procedimento correto para manterem o serviço.
Além da Rua das Figueiras, a operação acontece em ruas adjacentes, como Goiabeiras, Aroeiras, Paineiras e Caneleiras. “O saldo da operação tem sido bastante positivo, uma vez que a cada fim de semana nosso objetivo é alcançado. Essa ação partiu de uma solicitação de moradores e comerciantes da região“, explicou o diretor do Departamento de Operações e Planejamento de Segurança (Dops), Paulo Ricardo Rodrigues Bento.
Fonte: SECOM PSA