Santo André investe na melhoria do sistema viário

Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SOSP), anunciou na última semana o balanço de suas ações em obras viárias em 2011. O destaque, de acordo com a secretaria, fica por conta da execução e recuperação da estrutura do Viaduto Adib Chammas. O elevado não passava por reforma há 14 anos e apresentava juntas de dilatação e pista de rolamento comprometidas, colocando em risco os usuários.

Neste ano, está em andamento a implantação do trecho da Av. Lauro Gomes, no Bom Pastor – a partir da Av. Pereira Barreto até a Rua Urupema -, com extensão de 500 metros. No local, estão projetadas três faixas de rolamento, ciclovia, além de ponte sobre o Córrego dos Meninos, possibilitando o acesso à avenida, em São Bernardo do Campo.

De acordo com o balanço, em 2011 foram recuperadas 25 juntas estruturais ao longo de mil metros do viaduto, revisando toda a drenagem, além do capeamento do leito carroçável. Os trabalhos conferiram maior vida útil ao complexo viário. As juntas de dilatação servem para permitir que o sistema possa se movimentar sem sofrer danos ou rachaduras. Elas são projetadas no encontro das estruturas de concreto e são preenchidas com materiais que permitem a movimentação decorrente da variação térmica.

A manutenção foi necessária para garantir a segurança estrutural do viaduto e reduzir o impacto das rodas dos veículos nos locais de implantação, evitando infiltração de água e consequentes danos à estrutura.





Outras intervenções

A pista da Av. do Estado sentido Mauá – São Paulo passou por reforço de pavimento em diversos pontos, com recuperação de sarjetas e bocas de lobo na faixa quatro, na qual trafegam os veículos de maior peso.

A obra restaurou as boas condições de tráfego, conferindo durabilidade à avenida.

Outra importante intervenção foi a duplicação da Av. Jorge Beretta, no Parque das Nações, com 600 metros de extensão, ligando a Av. Itamarati à Av. das Nações. Na obra, foi realizada a instalação de nova iluminação, além de alteração no geométrico da Praça Aníbal Guedes, na confluência das avenidas das Nações, Itamarati e Jorge Beretta.

A obra, que contou ainda com recapeamento da pista antiga, permitiu desafogar a ligação entre as duas vias.

O DVP recapeou, ainda, 8.295 metros de vias, além de eliminar 117.647 buracos nas ruas da cidade e realizar a manutenção em 102.865 metros de acessos de terra. As construções e reformas de calçadas atingiram 1.663 m², enquanto mais de 489 mil guias e postes foram pintados. As ações visaram a revitalização das vias públicas para garantir mais conforto e segurança à população. Intervenções como manutenção de guias, sarjetas, sarjetões e bocas de lobo complementaram os serviços executados diariamente para a manutenção de ruas e avenidas do município, em 2011.

Fonte: DCI





Deixe seu comentário