Em 2012, as exportações de guia Santo André deverão crescer 19,2% e atingir a US$ 1,15 bilhão. A cidade deverá gerar nove mil empregos com carteira assinada de um total de 30 mil projetados para a região e a renda média do trabalhador no município deverá atingir R$ 1.973,00 em dezembro de 2012.
Os bons resultados locais terão a contribuição de um ambiente macroeconômico relativamente tranqüilo, em que a taxa básica de juro projetada de 9% ao ano impulsionará o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) nacional em 4%. Estas são algumas das projeções que compõem o Suplemento Especial Perspectivas Econômicas 2012, produzido pela Prefeitura de Santo André por meio dos técnicos do Departamento de Indicadores Sociais e Econômicos (DISE) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. O Suplemento Perspectivas Econômicas está na segunda edição.
Para a equipe de economistas e estatísticos do DISE/SDET, a crise de endividamento e o desemprego em alguns países da Zona do Euro não afetarão significativamente o Brasil, a região e o município ao longo deste ano. Dois fatores explicam a visão positiva: Primeiramente, boa parte das exportações brasileiras está concentrada em produtos básicos agrícolas e minerais cujos preços e demandas em alta, principalmente por países emergentes, representaria blindagem providencial.
Em segundo lugar, a mudança de rumo da política econômica a partir do segundo semestre de 2011, marcada pela redução gradativa da taxa de juros e pela restrição da entrada de produtos importados, contribuirão para alavancar o crescimento industrial do País a partir de 2012. O estudo ressalva que o Brasil carece de reformas estruturais nas áreas tributária e política, além de investimentos maciços em inovação e novas tecnologias, a fim de assegurar crescimento sustentado.
Fonte: Repórter Diário