Santo André será palco da 8ª Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) domingo. A expectativa é de que o evento, organizado pela ONG ABCD’S (Ação Brotar pela Cidadania da Diversidade Sexual), Prefeitura de Santo André e Polícia Militar, atraia cerca de 70 mil pessoas.
A concentração da festa, cujo tema é A Nossa Luta é Todo Dia, Vote Contra a Homofobia, está marcada para as 12h, no Viaduto Acisa. Já a caminhada, que receberá 19 atrações do movimento LGBT e trios elétricos, começará às 14h, e seguirá pela Avenida Dom Pedro II até o Parque Celso Daniel (Rua das Caneleiras) e terminará às 19h, no encontro da Avenida Industrial com a Rua Padre Vieira.
O movimento representa ainda a abertura oficial dos 45 dias de atividade LGBT no município. Neste período, a ONG ABCD’S promoverá palestras, seminários, mostras de cinema e documentários para discutir saúde, educação, cultura, moradia, trabalho e justiça e o respeito à diversidade sexual.
Neste ano, outra novidade é a oficina com a Coordenação Estadual de Políticas para a Diversidade Sexual, que será realizada amanhã, para os 120 policiais militares e 30 guardas-civis municipais que trabalharão no evento. O objetivo da preparação é orientar o corpo de segurança quanto à abordagem junto aos participantes da parada.
A infraestrutura e o apoio logístico do evento serão de responsabilidade da Prefeitura de Santo André. No trajeto, 22 postos de apoio oferecerão aos foliões desde banheiro, alimentação, informações e atendimento médico.
Fonte: Diário do Grande ABC