O ABCD está na mira do plano de expansão das principais franquias de fast foods no País. As inaugurações e ampliações dos shoppings da cidade de Santo André e da Região aliado ao fortalecimento do comércio de bairro e o aumento do poder aquisitivo da população reforçam a intenção das redes. Em 2013 chegarão cerca de 40 novas franquias nos principais centros de compras da Região.
Para Jaderson Lima, agente de desenvolvimento da Subway, a marca visa novos modelos de pontos para se instalar como terminais rodoviários, aeroportos, hipermercados e universidades. “Nossa meta é estar perto do cliente, onde ele estiver a trabalho ou lazer, oferecendo uma opção única de produto com preço acessível, personalizado, saboroso e saudável.”
A Subway está entre as redes que apresenta o plano de expansão mais agressivo na Região e lidera em número de lojas no ABCD com 75 restaurantes, sendo 25 abertos em 2012 e mais 25 previstos para este ano.
Potencial – O potencial de consumo é um importante indicador para a expansão das franquias, em evidência nas ruas ou nos setes shoppings dos municípios. “O que nos motiva a investir no ABCD é o grande crescimento socioeconômico das cidades. Quando fazemos pesquisa sobre a abertura de restaurantes, a Região apresenta uma boa oportunidade de negócios, com crescimento intenso no índice de consumo”, disse o diretor de Marketing do Burger King, Ariel Grunkraut. A rede tem cinco pontos na Região e não revela a quantidade de unidades a serem inauguradas.
Já o McDonald’s e o Habib’s têm o mesmo número de lojas na Região: 22 de cada marca.
O McDonald’s abriu no ano passado apenas uma loja e em 2013 serão mais quatro restaurantes. O Habib’s não divulgou a expansão, mas, demonstra estar com o foco em lojas de bairro, como a do Bairro Curuçá, em Santo André. O Giraffas tem 12 pontos de vendas na Região, e outras três previstas para este ano. O Bob’s conta com nove lojas na Região, mas não divulgou a ampliação da marca.
Primeira loja da rede nasceu em Santo André
A Pizza Hut voltou a investir no público consumidor do ABCD. A marca tem um histórico antigo de relação com a população da Região. A primeira unidade da rede no País foi aberta em Santo André em 1989. As unidades da Pizza Hut no ABCD estão entre as de maior faturamento da rede e as pesquisas com consumidores na Região indicam identificação com o produto e a marca. Atualmente são três lojas, sendo duas abertas em 2012 e mais duas previstas para este ano.
Outra marca que cresceu na Região nos últimos dois anos foi o Ragazzo, que contava apenas com a loja na Avenida Goiás, em São Caetano e agora tem seis restaurantes no ABCD.
O Bob’s, Ragazzo e Habib’s, apesar de não divulgarem os planos de expansão, estão investindo claramente em diversos pontos na Região. As marcas estudam a implantação de unidades nos dois shoppings que abrem as portas este ano: o Atrium, em Santo André e o Golden Square, na cidade de São Bernardo.
Shoppings – Os shoppings também ampliaram as praças de alimentação com mais de 20 pontos para refeições. As redes Spoletto, Divino Fogão e Yogoberry estão nos sete centros de compras do ABCD. A Vivenda do Camarão, Patroni Pizza, Montana Grill, Griletto, Yogothies, Baked Potato, Seletti, Rock &Ribs e KFC estão em em três shoppings do ABCD.
Fonte: ABCD Maior