A SATrans, autarquia ligada à Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Santo André, irá renovar os postes de sinalização vertical para pontos de paradas de ônibus. A empresa Caed Industrial Engenharia Comércio venceu concorrência para confeccionar, fornecer e instalar 769 equipamentos. O valor pago por pilar será de R$ 275,90, totalizando investimento de R$ 212.167,10.
Como o processo de licitação ainda não foi finalizado, a Prefeitura informou que não há previsão para início dos trabalhos. Serão instalados postes de parada em pontos não demarcados. Além destes, também serão substituídos os atuais em má estado de conservação.
Atualmente, a cidade possui 1.780 paradas, três estações (ao longo da Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo) e quatro terminais Urbanos (Vila Luzita, Prefeito Saladino, Terminal Leste e terminal Oeste). Ou seja, a quantidade de equipamentos que serão instalados equivale à 43,2% do total existente no município.
A Prefeitura de Santo André informou que os postes terão placas medindo 60 cm de comprimento por 40 cm de largura com informações sobre pontos de parada e a imagem do ônibus.
De acordo com a administração municipal, as coberturas, que protegem o usuário de fatores climáticos como chuva e sol, têm no máximo quatro anos de uso e não há previsão de troca.
A equipe do Diário percorreu cerca de 100 pontos de ônibus no município e flagrou apenas cinco locais sem demarcação de parada. Estas situações foram encontradas em bairros de periferia como Jardim Santo André, Vila Suíça e Sítio dos Vianas. Nas outras áreas, foram identificadas apenas danificações por falta de manutenção, mas em nenhuma delas foi vista depredação.
Fonte: Diário do Grande ABC