Nesta segunda-feira, dia 27 de junho, aconteceu o 1 º Seminário sobre Bullying de Santo André, promovido pela Secretaria de Educação, em parceria com o Legislativo andreense, por iniciativa do vereador Israel Zekcer. O evento reuniu centenas de alunos, familiares e educadores no Teatro Municipal da cidade.
Médico pediatra, Zekcer foi o anfitrião da noite e ilustrou o tema, comentando alguns casos preocupantes que chegaram ao seu consultório. “Esta iniciativa é apenas o primeiro passo de uma grande caminhada para tentar controlar o bullying”, sintetizou. A vice-prefeita Dinah Zekcer acrescentou a importância de abordar um assunto que “só quem convive com uma criança que sofre esse tipo de violência pode calcular o que ela está passando”.
Apresentada pela secretária de Educação Cleide Bochixio, que utilizou uma frase de Gandhi – “não existe um caminho para a paz; a paz é o caminho” -, para se referir a “um fato constante na escola, mas que, com certeza, não nasce nela; é um eco da sociedade”, a psicóloga Neusa Louzano Peres explicou o bullying desde a sua origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, as diversas formas de manifestações por meio de agressões físicas, morais, verbais, sexuais, psicológicas, materiais e virtuais, e as consequências que podem produzir ao desenvolvimento emocional de uma pessoa. A profissional também ressaltou a necessidade de se dialogar constantemente sobre o tema com educadores, alunos e responsáveis.
Fonte: SECOM PSA