Nos dias 21 e 22 de março, na Semana Mundial da Água, o Comugesan (Conselho Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André) convida diversos segmentos da sociedade de Santo André e região para o “1ª Seminário do Comugesan – áreas verdes urbanas”, como forma de criar um espaço democrático e atuante na gestão ambiental do município.
O debate aborda o desafio de manter e recuperar esses espaços de lazer na cidade, a gestão do uso e ocupação do solo e as medidas que visam garantir qualidade ambiental e de vida da população. As inscrições já estão abertas pelo site do Semasa (semasa.sp.gov.br).
Exposição
De 1º a 31 de março estará aberta no Saguão do Teatro Municipal, a exposição fotográfica “Parques de Santo André”, também promovida pelo Comugesan com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). “A exibição tem como objetivo aproximar os visitantes da natureza, levar o público a usufruir e gerar consciência ambiental dos locais de lazer ao ar livre existentes no município”, diz Glaucia de Carvalho Ribeiro, encarregada de atividades do Conselho.
Comugesan
O Conselho Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André foi criado em 1998 com o objetivo de estudar, propor diretrizes, deliberar, fiscalizar, de licenciar a instalação de atividades potencialmente poluidoras e acompanhar a implementação da Política Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental em Santo André, Lei Municipal n.º 7733 de 14 de outubro de 1998.
O grupo estuda os problemas ligados ao saneamento e propõe ações destinadas à preservação ambiental. Além disso, fiscaliza a aplicação dos recursos financeiros e a qualidade dos serviços prestados pelo Semasa à população.
Programação
Dia 21:
Gestão de Áreas Verdes Urbanas: desenvolvimento e sustentabilidade
Debate mediado por Fábio Vital, vice-presidente do Comugesan. Palestrantes Caio Boucinhas, arquiteto e urbanista doutor em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo e Cyra Malta Olegário da Costa, mestre em Engenharia Agrícola pela UNICAMP.
Áreas de Preservação Permanente (APP) Urbanas
Mediado por Luiz Fernando Bellettato, assistente de diretor do Departamento de Gestão Ambiental do SEMASA e terá como palestrantes Renato Tagnin, arquiteto mestre em Engenharia Civil e Urbana e doutorando em Arquitetura e Urbanismo; e Murilo Valle, Doutor em hidroquímica e hidrogeologia.
No dia 22:
Parques Urbanos: novos conceitos, desafios de implantação e gestão
Mediado por Valdemar Campiao Junior, diretor do Departamento de Parques e Áreas Verdes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Santo André, e terá como palestrantes Luciana Travassos, arquiteta urbanista mestre e doutora em Ciência Ambiental pelo PROCAM-USP; Marilia Fanucchi Ferraz, bióloga mestre em Eng. das Ciências Ambientais pela USP; e Léo Ramos Malagoli, biólogo mestrando Ciências Biológicas (Zoologia) pela Unesp de Rio Claro.
Parque do Guaraciaba
Mediado por Virgilio Alcides de Faria, secretário Geral do Movimento em Defesa da Vida do Grande ABC. Palestrantes Simone Scifoni, geógrafa mestre e doutora em Geografia pela FFLCH/USP; e Dovílio Ferrari Filho, pós-graduado em engenharia mecânica, marketing, tecnologia da informação e planejamento estratégico e Superintendente Adjunto do SEMASA.
Serviço
1ª Seminário do Comugesan – áreas verdes urbanas: das áreas de preservação permanente a Parques Urbanos
• Dias 21 e 22 de março
• Local: Auditório Heleni Guaryba – Teatro Municipal de Santo André – Praça IV Centenário, s/n – Centro – Santo André São Paulo.
• Inscrições e informações: semasa.sp.gov.br ou comugesan@semasa.sp.gov.br/ 11 4433 9923
Exposição Fotográfica “Parques de Santo André”
Entrada Gratuita
01 a 31 de março – segunda a sexta-feira até as 21h.
Fonte: Prefeitura de Santo André